Pinhal Maior, Adirn e Tagus organizam Mostra de Projetos Leader - Pinhal Maior
Receba a newsletter do Pinhal Maior
Saiba de todos os eventos e novidades sobre o Pinhal Maior no seu email.
Território de intervenção:
Snow
990593 visitantes

Noticias

Pinhal Maior, Adirn e Tagus organizam Mostra de Projetos Leader

Escrito por Pinhal Maior em 2014-09-30 05:44:50



Os Grupos de Acção Local do Médio Tejo estão a organizar um evento sobre os projectos apoiados pela Abordagem LEADER, do ProDeR, para os próximos dias 8 e 9 de Outubro, no Convento de Cristo, em Tomar. O objectivo é promover a partilha de experiências e identificar oportunidades nas temáticas que estão na base do próximo Quadro Comunitário de Apoio.

 

O Impacto da Abordagem LEADER no Médio Tejo é o ponto de partida do evento da ADIRN – Ribatejo Norte, Pinhal Maior – Pinhal Interior Sul e TAGUS – Ribatejo Interior em parceria com a Direcção Regional de Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo (DRAP LVT), apoiado pela Rede Rural Nacional, para beneficiários de pedidos de apoio, potenciais interessados em apresentar candidatura de projectos de desenvolvimento local e público em geral.

 

Se está interessado em participar neste evento pode inscrever-se através do telefone 274 600 130.

 

Os apoios da abordagem LEADER permitiram nos últimos cinco anos o apoio a 359 projectos que criou um investimento na região de mais de 40,5 milhões de euros e 548 postos de trabalho no Médio Tejo.

 

PROGRAMA

 

DIA 8 DE OUTUBRO

A sessão de dia 8 de Outubro irá contar com a presença do Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Prof. Dr. Francisco Gomes da Silva, que irá falar um pouco sobre a estratégia nacional Portugal 2020, nomeadamente nas questões do Desenvolvimento Regional.

 

À nova gestora do Programa Nacional de desenvolvimento Rural, Patrícia Cotrim, caberá uma apresentação sobre o Subprograma 3 - Dinamização das zonas rurais, que será precedido por uma apresentação dos presidentes de cada Grupo de Acção Local.

 

Ainda na manhã de dia 8 de Outubro, beneficiários de projectos implementados no Médio Tejo e apoiados no âmbito da Abordagem LEADER no período 2007-2013 darão o seu testemunho.

 

 

 

Na parte da tarde estão previstas sessões de trabalho nas temáticas Turismo, Agricultura e Produtos Locais, Acção Social, e Empreendedorismo.

 

 

Além do enquadramento de cada temática no contexto geográfico Médio Tejo, irá ser feita uma análise SWOT, com a identificação das oportunidades e ameaças. O financiamento e o licenciamento serão outras das questões em destaque nas diferentes sessões de trabalho.

 

Para a sessão sobre Turismo, mediada pelo Departamento de Operações Turísticas, do Turismo do Centro, serão ainda abordadas as sinergias, complementaridades e formas de cooperar, e ainda, as estratégias de alcançar e diversificar mercados.

 

Já na oficina da Rede Rural Nacional, da Direcção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR), serão debatidos os mercados de proximidade, os circuitos curtos de comercialização e a transformação de produtos locais.

 

A Segurança Social de Santarém será a mediadora do workshop de Acção Social, em que não serão esquecidos os protocolos e perspectivas futuras com a Segurança Social; deslocalização e descentralização de serviços básicos.

 

A sessão de trabalho com o tema Empreendedorismo, que conta com a prestação do IAPMEI - Agência para a Competitividade e Inovação, I.P, centrar-se-á também na Inovação e Plano de Negócio; e Sinergias, complementaridades e formas de cooperar.

 

Este evento gratuito contará ainda com uma pequena exposição multimédia de alguns projectos apoiados nos últimos cinco anos pelos três Grupos de Acção Local nas cinco medidas do Subprograma 3, do ProDeR, e uma degustação dos produtos do Médio Tejo.

 

DIA 9 DE OUTUBRO

No dia 9 de Outubro serão feitas visitas a projectos do Médio Tejo. Os inscritos provenientes do território da ADIRN devem concentrar-se em Tomar, às 9h, para visitar os projectos da TAGUS. À mesma hora sairá uma comitiva que se vai concentrar em Constância para conhecer investimentos na zona de intervenção da Pinhal Maior. E ainda, na Sertã, às 9h, partirão para ver projectos da ADIRN. Às 14h, dos mesmos locais irão partir de Tomar para conhecer investimentos do Pinhal Interior Sul. De Constância sairão para o Ribatejo Norte. E de Sertã para visitar projectos do Ribatejo Interior.

 

Voltar para a pàgina de notícias



Desenvolvido por Albinet